quinta-feira, 25 de setembro de 2008

As novas possibilidades da tv digital

As novas possibilidades da tv digital


TV digital está próxima de ser realidade no Brasil com a idéia de escolha de padrão próprio pelo governo. Qualquer que seja o futuro, a expectativa é que o governo reforce o apoio ao padrão encorajando os fabricantes a prepararem aparelhos de TVs compatíveis até o final da década.

Toda a tecnologia da TV digital ainda não está, no entanto, presente nas escolas brasileiras. No caso da TV, no entanto, a preocupação em preparar os educadores é compreensível. A TV é um dos principais recursos utilizados em educação a distância, dada a popularidade de produtos como o Telecurso 2º Grau. A TV interativa, estágio da TV digital que permite interagir com o conteúdo na TV, trará acesso a web e a conteúdo específico para televisão. Centros de pesquisa em todo o Brasil já se preocupam, portanto, com a utilização da novidade.

"É muito importante falar de TV digital agora no Brasil com o governo eletrônico e as metas de educação, há um contexto diferente de outros países onde não há tanta a necessidade de se preocupar com a TV digital por conta da existência de um computador na maioria das casas, o panorama brasileiro é bem diferente", conta Thaís Waisman, do Laboratório de TV Interativa da Escola do Futuro.

"O Brasil tem uma grande tradição de educação pela TV, com projetos como o Minerva, as telesalas do Telecurso e muito mais", completa Waisman, doutoranda da Faculdade de Educação da USP. Waisman lembra, no entanto, que é preciso diferenciar os tipos de TV digital e suas finalidades. "É interessante ter um canal de retorno, mesmo a TV analógica pode ter interatividade com linhas telefônicas, e-mail ou sites disponíveis".

"É fundamental que as novas tecnologias sejam colocadas no contexto da educação", afirma Sérgio Amaral, professor da Faculdade de Educação da Unicamp. “Hoje já é produzido conteúdo digital nas emissoras, a TV digital vai ser uma realidade, depende agora de políticas de implantação em escolas e comunidades”.
"Pouca gente viu e conhece TV interativa, a maioria das fontes são estrangeiras", conta Waisman. Ainda assim, "o educador tem que se preocupar em conhecer o assunto, já que temos uma geração de alunos que é super exposta à tecnologia", analisa a educadora. "O educador pode utilizar essas experiências para fazer com que o conteúdo de suas aulas seja mais atraente, seja numa interface de TV digital seja nas suas aulas",

Outra possibilidade de participação é na produção de mídia, conta Sérgio Amaral. “O professor pode propor aos alunos desenvolver atividades relacionadas a um tema proposto utilizando linguagem de televisão, realizando uma pequena produção. O aluno vai a campo e faz sua própria reportagem e rápida edição digital. Este aluno estará, inclusive, capacitado para entender como funciona uma reportagem ao assistir um jornal. Terá desenvolvido o olhar crítico da mídia”.

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